sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semáforo_Rua Antonio Alves com João Abo Arrage

Técnicos da Diretoria de Sistema Viário e Transportes da Emdurb deram início às instalações da estrutura que sustentará os semáforos do cruzamento da rua Antonio Alves com João Abo Arrage. Os “suportes” dos semáforos, também chamados de “colunas e braços projetados”, foram instalados no último domingo (05/06). Neste próximo final de semana, 12/06, serão feitas as instalações da parte elétrica dos equipamentos. O semáforo deverá entrar em operação no final do mês de junho.
Bauru possui hoje 146 pontos semaforizados, que são controlados diariamente por um técnico da empresa municipal, que checa, in loco, o funcionamento de cada um. Os locais determinados para a implantação dos equipamentos são analisados por engenheiros do setor de planejamento viário da Emdurb que seguem as normas técnicas do manual de semáforos do Denatran. Todos os cruzamentos são minuciosamente estudados e daí, elaborados o projeto de implantação. O Manual de Semáforos do Denatran estabelece critérios que justificam a implantação de um semáforo em cruzamento. Dentre os critérios destacam-se: Volumes Veiculares Mínimos, Interrupção de Tráfego Contínuo e Ocorrência de Acidentes.
Quanto ao critério “Volumes Veiculares Mínimos” a pesquisa de contagem de veículos é feita por funcionários da Emdurb, num período de doze horas, sendo, geralmente, das 7 às 19h. Daí é selecionada as oito horas de maior fluxo e efetuada a média dessas oito horas, onde na via principal o resultado tem que ser maior de (600) seiscentos veículos por hora, e na via secundária o resultado tem que ser maior de (200) duzentos veículos por hora, quando as duas vias possuírem 2 faixas de rolamento ou mais, por exemplo. Se o cruzamento apresentar resultado igual ou superior ao volume indicado, cabe a implantação de semáforo.
O semáforo tem por objetivo disciplinar o trânsito de veículos, dando condições aos motoristas de transpor um cruzamento com segurança em vias onde o fluxo de veículos é intenso.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
10/06/2011